Dica de leitura #1 : René Dreifuss - O jogo da direita (1989)

Postado em: por . Nenhum comentário até agora

Mesmo após dez anos de sua morte, o principal legado do cientista político e historiador René Dreifuss (1954-2003) consiste em olhar a política e as desigualdades sociais brasileiras através das classes dominantes. Ao retratar o sistema político da década de 1980, período de grandes transformações devido à reabertura democrática pós-ditadura, Dreifuss ressalta a importância de repensar a questão do poder no Brasil.

A relação entre população e poder dominante possui uma composição singular, escamoteada pelo Estado, e corresponde às influências decisivas de três grandes grupos: a sociedade política armada, o governo estatal e a sociedade dos políticos desarmados e a sociedade política empresarial. Estes conflitos e interesses permeiam toda a obra, principalmente nos arranjos referentes aos temas da Assembleia Constituinte de 1988.

Em 15 meses de pesquisa e após 75 mil páginas de jornais e revistas coletadas (a obra refutou o método de coleta de novos dados através de entrevistas com os principais envolvidos do acontecer político) René conseguiu desvendar o quebra-cabeças que é a política brasileira, enxergando as vontades e pontuações feitas pelos dominadores. De colunas sociais a editoriais de economia, todas as informações foram coletadas metodicamente para esta reconstrução na qual culminou em pistas passíveis de hipóteses e deduções perante as ações daqueles que, segundo o autor, “fazem e desfazem o desenho do futuro”.

“O jogo da direita” dá uma boa medida das contradições das transformações do período republicano, explorando um ângulo singular da questão: a constituição do sistema de poder dominante no Brasil. Conforme presente ao longo do livro, a sociedade política brasileira nasceu de um processo de convergência de classes e elites dominantes em que o constante realinhamento de posturas, conservando posições, distingue o modo de operar dos setores dominantes nacionais. Esta obra acompanha as manobras preparatórias de tais forças das elites para atuar na Constituinte, examinando em seguida o resultado das batalhas parlamentares em que se envolveram (uma mescla de vitórias e derrotas), para concluir com uma apreciação da campanha presidencial de 1989.

Compre este livro na Estante Virtual clicando aqui.

Link permanente para este post

Comente e contribua com a discussão!